Sitio oficial do Mistério Juvenil
Pesquisar em:         Pesquisa Avançada
<<< voltar
Literatura Juvenil Livro maléfico (O) / Magnus Myst
Clique para ampliar
Título Original: N/A
Tradução: N/A
Ilustrações: N/A
Coleção: N/A
Volume: 109
Editora: Editorial Presença
Tema: Aventura
Ano: Dezembro 2010
Edição: 1a ed.
Desc. Física: 136 p. ; 16,5x24 cm
ISBN: 978-972-23-4462-3
Notas:
- Ao folhear O Livro Maléfico, o leitor torna-se numa peça fundamental para a história. Uma aventura que o envolve, obrigando-o a tomar decisões.
Não é a primeira vez que o leitor é convocado pelo livro. Muitos adultos ainda se recordarão da colecção «Dungeons and Dragons», que incluía um tabuleiro de jogo ou da posterior colecção da Verbo, de «Livros-Jogos de Fantasia».

O Livro Maléfico (Editorial Presença) recupera a ideia de jogo e cria um diálogo permanente com o leitor, tornando-o a si a outra personagem. Isto significa que da instrução se passa para um contexto aparentemente narrativo, embora dialógico, em que o livro vai explicando ao leitor não só o que deve fazer como também o universo fantástico em que este se encontra, tentando sempre dissuadi-lo de continuar tão perigosa leitura.

Este livro tão especial foi escrito por um Mago, Magnus Myst, e guarda em si o segredo do Amuleto Negro, que tem poder sobre todas as forças sobrenaturais. Mas quem interpela o leitor, assustando-o e pondo em causa a sua capacidade e coragem, é o próprio livro.

Desafios a Cada Página

Ler implica superar provas, uma por capítulo: vencer monstros, encontrar figuras, desvendar enigmas. Aparecem, entretanto outras personagens no livro, que interrompem o diálogo e ajudam o leitor: Simon e Oggbert. Há ainda Pia, a irmã de Simon que ficou perdida dentro do livro, primeiro na câmara das torturas, depois no labirinto, e que será o leitor a libertar.

No final de cada página, há uma pergunta com duas ou mais opções de resposta e indicação de nova página. Mas nada no texto principal refere que se deva resolver as questões, porque esse será o desafio final, depois de terem sido ultrapassados todos os obstáculos, capítulo após capítulo. Só aí, com ajuda da informação que se vai adquirindo ao longo do livro, se responde às perguntas.

O cenário é fantástico, mas muito pouco terrífico, por conta do registo redundante do narrador, cujas interpelações quebram constantemente o ritmo instrutivo. Não deixará porém de desafiar, com a lógica da psicologia invertida, muitos adolescentes a entrarem no mundo mágico deste mago maléfico. 

In Os meus livros 1-3-2011
Andreia Brites
 
Existências nas Bibliotecas Nacionais
Local Cota
N/A
Obras relacionadas
Autor Magnus Myst
Ilustrações N/A
Editora Editorial Presença
   
   
Imprimir  Imprimir
Enviar a um amigo  Enviar a um amigo
 
®Mistério Juvenil 2000-2017